Guia de Bairros: Pedra Branca em Florianópolis

Conheça a cidade universitária de Palhoça

25/05/2020min de leitura

Pedra Branca é o bairro de melhor definição de urbanismo moderno. Reconhecido como Cidade Universitária graças à referência da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde desde o fim da década de 90 tem sua expansão que partiu de uma fazenda familiar para um projeto de bairro-cidade, no município de Palhoça.

A região tem como diferencial a sua sustentabilidade, onde a natureza está em harmonia com o ambiente local, gerando inclusive o status de Cidade Criativa. Há 15 minutos do centro de Florianópolis, o estilo de vida prioriza a tecnologia, o respeito ambiental e claro, a qualidade de vida, com empreendedorismo, acessibilidade, segurança e educação.

Cidade Pedra Branca | Cidade Criativa - História

A cidade

O paisagismo é um dos grandes diferenciais do bairro, que busca ser uma região com emissão de carbono zero. Repleto de praças, parques e lagos, a moradia privilegia seus residentes com a alta segurança e uma diversidade atrativa na região, através de shoppings centers e o grande passeio pela Pedra Branca. O projeto de expansão visa estimular o empreendedorismo local e aumentar a relevância educacional, onde para este ano, a projeção é saltar para 30 mil pessoas empregadas na região. 

A diversidade gastronômica é considerável para quem mora ou costuma visitar o bairro. Opções como pizzarias, churrascarias, comidas árabes, orientais, veganas e tantas outras opções, enriquecem o paladar e a cultura local. Ostentando uma extensa área verde, é comum ver pessoas se acomodando em áreas de descanso, crianças se divertindo em playgrounds e atrações esportivas em locais públicos. Festivais culturais, como feiras de artesanato, ocorrem tradicionalmente durante o ano e costuma atrair muitos catarinenses para shows e diversões promovidas na Pedra Branca.

Educação e acessibilidade

A Cidade Universitária é o grande queridinho dos catarinenses. De boa localização, integra Palhoça aos demais bairros de Florianópolis, inlcuindo a região central. Repleta de ciclovias, o grande estímulo local é para o transporte bicicletário, apesar de haver ônibus e metrô. Os moradores do bairro possuem acesso à educação, com mais diversos segmentos variáveis, tipo a Unisul, a universidade que foi primordial para o crescimento regional em seu projeto inicial, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), além de um vasto portfólio de escolas, incluindo musicais.

Agradável, moderno e acessível, o bairro está em constante crescimento, e com 15km da capital, é considerado um bairro planejado para o futuro, onde o investimento para sua qualidade de vida está totalmente de acordo com a proposta da cidade. Visite nosso site, e veja as melhores opções de moradia para a Pedra Branca.