Guia de Bairros: São José em Florianópolis

Conheça a 5ª maior região de Santa Catarina

25/05/2020min de leitura

Localizada na Grande Florianópolis, São José detém o status de quinta maior região de Santa Catarina, através da sua forte urbanização, junta dos bairros vizinhos, como Biguaçu e Palhoça, que compõem a cidade mais popular do estado. Exuberante a bem conservada, a região que está no litoral catarinense possui um conceito cultural de muita relevância, com sua história trazida pelos Açores portugueses, povo este, que colonizou a região em meados do século XVIII.

Com um custo de vida menor que a capital, São José é uma ótima alternativa para morar em solo catarinense, pois é a única localidade que faz divisa terrestre com Florianópolis. Seu PIB é o 5º maior do estado e ostenta a figuração na lista das 20 cidades que mais geraram empregos no Brasil em 2019, segundo o Caged.

Multicultural, São José detém laços históricos portugueses em suas regiões, mas também é enriquecido com a influência gaúcha, alemã, e claro, a catarinense. Ao longo de seus exatos 270 anos, é celebrado na cidade o feriado no dia 19 de março, pois foi a data de chegada dos colonizadores no local. Considerada uma cidade dormitório, é uma ótima opção residencial para quem deseja estar próximo da capital catarinense, ter um apelo econômico financeiro e também ter a qualidade de vida com segurança, educação e emprego à sua disposição. Dentro de São José, destacam-se os distritos de Fourquilhas, na zona oeste, e Campinas, na zona leste, como algumas das principais localidades joeenses. 

São José - SC (3)

Qualidade de vida

Com um IDH estimado em 0,809, a qualidade de vida é próspera para os joeenses. A 6 km de Florianópolis, sua localidade é privilegiada com a orla e a divisa com a capital. O PIB (2017) é calculado em mais de R$10 milhões para população de 246.586 pessoas, perdendo em população apenas para Joinville, Blumenau e Floripa. O alto índice de educação é superior à média brasileira, com 0,925, através dos 23 centro educacionais que estão na região, 36 cetros de educação infantil, escolas ambientais, técnicas e superiores, como a FAETEC, FASC, UNIP, entre outras.

Repleta de vias e BRs, o deslocamento pela região é de forma direta, com avenidas que ligam de um ponto a outro na cidade, incluindo o interior regional aos bairros e cidades vizinhas. O transporte rodoviário é a principal alternativa, e para isso, São José conta com ao menos quatro empresas de ônibus que operam em toda a região. Linhas de interbairros e intermunicipais são responsáveis pelo serviço prestado à população.

O Hospital Regional de São josé atende toda população do bairro e proximidades. Os residentes locais orgulham-se da cultura esportiva, com o time de futebol que leva o nome da cidade e joga o campeonato catarinense. Meia-maratona, futebol feminino, vôlei e atletismo são alguns outros esportes praticados com frequência em São José, além das famosas trilhas no bairro, como a do Morro da Pedra Branca, que ostentam um visual panorâmico de Florianópolis.

Segurança

Uma cidade com grande amparato policial permite grandes eventos em sua região. Shows na orla, bares, pubs e outras confraternizações geram entretenimento noturno em São José. Com uma renda per capita de R$20 mil por habitante, é notório a evolução de uma cidade de origem camponesa, cada vez mais urbanizada. Próxima do grande centro empresarial do estado, os residentes joeenses têm ao seu alcance todos os quesitos para viver confortavelmente.

Em expansão, são os mais diversos empreendimentos construídos no bairro. Com tantos pontos positivos ao seu favor, porquê não investir em conforto assim como os joeenses? Dê uma olhada em nossas opções de moradia, no bairro de Campinas ou o Centro de São José